Quinta-feira, 2005-09-01 23:09:19
Hoje foi dia de conhecer três novos postos comunitários, todos situados no extremo sul de S. Tomé: Vila Malanza, Porto Alegre e Ilhéu das Rôlas. O posto de Porto Alegre é de longe uma excepção, pelo nível de equipamento e qualidade das instalações que possui. Lamentavelmente, não temos os mesmos meios em nenhum dos outros postos comunitários. POr seu lado, o do Ilhéu das Rôlas tem o atractivo de obrigar a uma viagem de barco de cerca de 20 minutos, altura em que podemos apreciar a espectacular cor do mar ou a bela linha costeira. Enquanto esperávamos pelo barco para o Ilhéu das Rôlas fizemos uma distribuição de papas por algumas crianças (na foto), o que nos dá uma grande satisfação por ver as suas caras de felicidade, mas ao mesmo tempo entristece um pouco por não termos mais para oferecer.
Depois do período inicial de adaptação (que ainda não acabou), o trabalho médico está a decorrer cada vez melhor, sinto-me verdadeiramente útil. Por sermos agora três médicos (o Dr. Ricardo Leitão, actual chefe da missão; o Dr. Stepan Harbuz, com quem ficarei depois da partida do Dr. Ricardo; e eu) temos oportunidade de reforçar o nosso apoio à população. Além disso, o facto do Dr. Harbuz ser ginecologista-obstetra tem permitido resolver algumas situações que de outro modo obrigariam as doentes a deslocarem-se ao hospital da capital. No entanto, nem tudo corre da melhor maneira: hoje estive perante três situações em que, por falta de meios (medicamentos ou exames complementares de diagnóstico), não pude fazer aquilo que faria em Portugal e seria melhor para os doentes. Fica-se com um grande sentimento de impotência e um pouco de frustração, mas há que continuar a fazer o melhor possível com os meios que temos.
Amanhã vou tentar encontrar algum tempo para colocar algumas das muitas fotografias que tenho tirado no site, mas, considerando a lentidão da ligação à internet, não prometo muito.
|