Domingo, 2005-10-02 22:10:55
Hoje tivemos um dia espectacular de praia! Saímos de casa bem cedo, às oito da manhã, para a Praia Piscina. Levávamos algumas sandes para comer durante o dia, a catana para abrir cocos, um anzol e sobretudo muita vontade de conseguir pescar o jantar. Depois de apanharmos um susto com o tempo perto de Monte Mário, onde chovia torrencialmente (como é, aliás, habitual naquela zona), ficámos mais aliviados ao ver o sol brilhar a partir de Vila Malanza. Na Praia Piscina esperava-nos um sol radiante, ao contrário do céu nublado e da chuva a que habituados.
Chegados à praia comecei a praticar a minha técnica de abertura de cocos. Em vez de meia hora, hoje já só demorava dez minutos em cada coco. No entanto, a minha técnica deixa muito a desejar. Ao final da tarde um senhor que foi mergulhar à praia mostrou-me a técnica correcta, mas ainda tenho muito que treinar até fazê-lo tão bem.
Estivemos a fazer snorkeling durante a maior parte do tempo, estudando também a melhor maneira de apanhar o jantar. As primeiras tentativas com o anzol não foram eficazes: o anzol era grande de mais e os peixes comiam o isco sem morder o anzol. A caça submarina também foi difícil: improvisámos uma lança, mas os peixes são rápidos de mais. A primeira perspectiva real de jantar surgiu quando o Dr. Ricardo Leitão viu um polvo. Depois de muita persistência (e paciência) conseguiu apanhá-lo com a catana. Já tínhamos jantar! Ao final do dia o Dr. Stepan Harbuz pescou um peixe, mas era muito pequeno e devolveu-o ao mar. Quanto a mim, as minhas aptidões piscatórias resumem-se a abrir cocos…
|