Sexta-feira, 2005-11-04 22:11:03
Hoje de manhã, depois de passarmos visita aos doentes internados, dividimo-nos novamente: eu fiquei no hospital de Angolares a fazer consultas. Foi uma manhã de trabalho bem curta: havia apenas três doentes. Às nove e meia já estava a subir para casa, onde passei o resto da manhã a preparar a mala.
À tarde fui ao hospital despedir-me do pessoal local e depois à roça S. João dizer adeus ao Manuel. O jantar foi-me oferecido pelo Dr. Américo em sua casa: carne de lacaia. Chamam-lhe a raposa de S. Tomé, mas, pelo olhar de relance que lhe deitei das poucas vezes com que me cruzei com uma na estrada, parece-me um animal mais da família dos felinos do que dos canídeos. Não me agradou nada a ideia de comer um animal tão bonito e raro, mas também não quis ofender os meus anfitriões e comi um pouco. A carne é muito saborosa, mas continuo a preferir que a lacaia tivesse continuado viva.
Amanhã parto para a capital, onde durmo em casa de um amigo. Assim, só colocarei a próxima entrada do diário online no domingo, já em Portugal.
|